terça-feira, 17 de setembro de 2013

Message to the World

Vilma Machado é uma brasileira poeta, fotógrafa e artista plástica que vive na Holanda, com um senso de humanidade elevadíssimo. A conheci em Beijing, em um jogo de aparente acaso. Eu estava em frente da embaixada brasileira conversando com um brasileiro que acabara de conhecer. E aí aparece Vilma, perguntando algumas informações. Na correria, trocamos contatos e no outro dia marquei uma entrevista com ela para um programa que faço na Rádio Internacional da China. Lá no hotel conheci também seu esposo, Olaf, um holandês. Ali nascia uma nova a amizade e uma certeza de poderíamos trabalhar juntos na concretização de alguns ideais que ali compartilhávamos. 

Links da entrevista com Vilma Machado, na Radio Internacional da China - Beijing:

Programa 1: http://portuguese.cri.cn/741/2013/06/18/1s168308.htm
Programa 2: http://portuguese.cri.cn/741/2013/06/09/1s168016.htm

Depois da entrevista, transmitida em dois programas, ficamos conversando até tarde da noite. Foi quando lhe falei de Cana-Brava, minha família e do Jardim-Ciência Aziz Ab’Sáber. 



Informalmente, indiquei que o Jardim-Ciência Aziz Ab’Sáber poderia promover alguma ação cultural relacionada ao projeto que ela apresentava-me, ou seja o MESSAGE TO THE WORD https://www.facebook.com/mymessageproject?directed_target_id=0




























Conversando com minha irmã Aparecida, que cuida da base inicial do Jardim-Ciência, fomos amadurecendo a ideia. Além de Cida, minha irmã, o empenho das minhas sobrinhas Danilla, Camilla e Gabriella, e do Clébio Azevedo,  foi fundamental. 

Meu irmão Gaspar e sua amável esposa Geraldina, geógrafos, assim como o professor Aziz, também adotaram a ideia e foram presenças determinantes com suas duas princesinhas, a Clara e a Clayne. 





























Mensagens de paz marcaram o evento. Nada mais oportuno, pois nesse momento ventanias de guerras continuam a rugir pelo mundo no coração de alguns humanos, que até pensam ser muito importantes para humanidade e até mesmo super-dotados de inteligência, como se a inteligência destrutiva fosse algo humanamente elevado.
Assim, o dia 15 de setembro entrou para a história do Jardim-Ciência Aziz Ab’Sáber como a primeira ação cultural para celebrar a Paz e a amizade entre os povos.


 

Mesmo que “poucas” pessoas tenham se reunido, seus gestos foram grandiosos para Cana-Brava, uma pequena comunidade do município de Pureza, no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. Um dos municípios com o Índice de Desenvolvimento Humano -IDH mais baixo do estado. E para o mundo, mesmo para quem nunca possa perceber.


Naquele lugarejo, na sombra de uma mangueira bacuri, ou dentro da Biblioteca-Museu Maria do Socorro Silva (nome de nossa mãe), crianças, jovens e adultos se reuniram para escrever, desenhar e plantar uma MESSAGE TO THE WORLD.



























Ali plantaram também um CACTO, em homenagem ao professor Aziz, que tanto amou o Sertão e, mais especificamente o nordeste seco. 

Vale lembrar, que o cacto é uma planta imortalizada por Tarsila do Amaral, no seu Abapuru. Também, é uma espécie que habita o imaginário popular, tão bem descrita na canção 'Mandacaru', composta por Zé Dantas e Luiz Gonzaga e imortalizada na voz desse último e de outros intérpretes, com a Marisa Monte. 

Aliás, nesse mesmo dia escolhemos o cacto como a planta-símbolo do Jardim-Ciência Aziz Ab'Sáber


Além das atividades descritas, foi realizado um sorteio de um Pau-Brasil. Um gesto, para que a semente se espalhe por outros quintais. 

Segundo relato de minhas sobrinhas e irmã, foi grande o contentamento da criança que ganhou a árvore. Um gesto educativo que fala direto ao coração. 

E claro que, mesmo local, a ação desses jovens no Jardim-Ciência já ecoou para outras parte do mundo, pois vivemos uma época de conexões e interligações intensas. 

Chegou na Holanda, onde a Vilma Machado já a esperava. E veio também aqui na China, de onde incentivávamos e acompanhávamos.

A ação cultural MESSAGE TO THE WORLD foi um encontro para propagar ideais sublimes, como a paz e a amizade. 

Seus gestos vão alimentar ainda mais o sonho de que a construção de um mundo ecologicamente saudável, humanamente solidário e feliz é sim possível.

O gesto também transmite uma mensagem para os humanos que habitam a terra de de que a construção de um mundo cada dia melhor é uma responsabilidades de todos, não importa onde estejamos a viver.

José Medeiros da Silva
Beijing, China, 17 de setembro de 2013


2 comentários:

  1. Verdadeiramente esse é um sonho possível que iremos construir com muito amor, paz e tranqüilidade.

    ResponderExcluir
  2. Para quem quiser saber mais sobre o projeto e o andamento dos preparativos para a exposição, poderes encontrar informações aqui: http://www.peoplefrombrazil.com/wordpress/?p=3317

    ResponderExcluir