sábado, 14 de setembro de 2013

Aziz, um brasileiro que amou o seu povo

O Jardim-Ciência Aziz Ab'Saber existirá em espaço concretos e imaginários, a compartilhar reflexões memórias do nosso amado Professor, principalmente para os nossos jovens.

Em 2010, o Primeiro Pau-Brasil no quintal do Jardim-Ciência
2011- Comunidade de Cana-Brava, Pureza, Rio Grande do Norte. 
Estabelecimento do Jardim-Ciência Aziz Ab'Sáber e da Biblioteca-Museu Maria do Socorro Silva

Aziz Nacib Ab'Sáber, foi um brasileiro com uma profunda consciência do seu país e do seu povo. Geógrafo cientista, educador e humanista, conhecia nosso território palmo-a-palmo, não só nas superfícies de vales, rios e montanhas, mas também nas profundidades da formação do nosso solo, erguido ou aplainado pelo correr dos ventos, chuvas e vulcões. 


Na SBPC de Natal (2010), Aziz foi o principal homenageado. Após a conferência, o carinho de jovens e pesquisadores

Ele conhecia e apreciava cada dobra de tempo encravada na formação do solo brasileiro, desde as lavas vulcânicas aos gestos dos sábios sertanejos e sertanejas.

Ana Prestes, José, Aziz e muitos outros jovens em Natal-RN, julho de 1998. 
Conferência sobre os Sertões

Aziz amou os jovens como poucos. Grande exemplo de quem nunca perdeu a consciência da responsabilidade de um intelectual na edificação de um país socialmente justo e de uma humanidade solidária e feliz. 

Geraldina, Karine, Gaspar e Patrícia Brito em Natal-RN, julho 2010. Nesse dia comunicamos ao professor e à comunidade científica a  homenagem que faríamos com a criação do Jardim-Ciência Aziz Ab'Saber
Aziz doava-se para a juventude. Ele era capaz de deixar seus afazeres, certamente especiais, para se reunir com nossa juventude, nos ouvir, levantar questionamentos e compartilhar ponderações. 

Sobretudo, ele sempre nos encorajou para a construímos um Brasil solidário e feliz. Pessoalmente, tive a oportunidade de testemunhar sua dedicação na formação do nosso povo. 
Natal, 2010.  Cerimônia de Abertura da  62ª Reunião Anual da SBPC

Memórias, muitas.

Saudades, muitas.


Responsabilidades, também muitas. 


E uma certeza, seu pensar, adequado aos desdobrar-se dos tempos, continuará em nós, brasileiros.




China, Beijing, 14 de setembro de 2013
José Medeiros da Silva


2 comentários:

  1. Uma homenagem maravilhosa e mais que a homenagem honrar a memória deste homem com ações tão valorosas em prol da comunidade. Parabens meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Vilma, movimentos simples para manter vivo gestos e pensamentos humanamente edificantes.

      Excluir